sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nas Entrevistas - Primeiros Conselhos.

Nas Entrevistas

Todos nós já ficamos ansiosos e temerosos por termos uma entrevista marcada. É nesta hora que o entrevistador estará avaliando nossos conhecimentos, nossas habilidades, nossa personalidade, e é claro, nossa aptidão para o cargo pretendido. Para muitos é uma boa oportunidade de apresentar-se, deixar-se conhecer, mas para outros é um momento de tortura e tensão, em que o único pensamento é sair correndo pela porta.
         Mas, como todo especialista em contratações aconselha, o melhor a se fazer é desenvolver a tranqüilidade. Há meios eficazes que poderão ajudá-lo a manter-se tranqüilo e uma boa preparação é fundamental para que isso ocorra. Assim, ao se preparar para uma entrevista, é importante observar algumas etapas que abordaremos a seguir.
        
Vamos falar de:

1.1 Planejamento e Marketing Pessoal
1.2 Cuidados Essenciais na hora da entrevista
1.3 Perguntas Difíceis


1.1 Planejamento e Marketing Pessoal:

Nesta etapa, abordaremos 3 temas:
    • Conhecendo a empresa que oferece a vaga
    • Conhecendo o Marketing Pessoal
    • Conhecendo a Vaga

Quando falamos em “conhecer”, significa dizer que o candidato precisa ter plena consciência de todos os pontos envolvidos em uma boa contratação. E para uma boa contratação, não basta apenas procurar empregos e distribuir currículos. É necessário conhecer a empresa que oferece a vaga; conhecer suas habilidades pessoais/pontos fortes e saber falar sobre eles para o entrevistador, realizando assim, um bom “marketing pessoal”; e conhecer a vaga para a qual está se candidatando. O conhecimento prévio destes três elementos pode aumentar e muito suas chances de conquistar um emprego. Muitos têm grandes conhecimentos, potencial e competência, mas fazem entrevistas medíocres porque não sabem falar sobre as habilidades que possuem. Então, nesta primeira etapa, vamos aprender a pesquisar e colocar no papel a descrição destes conhecimentos.

  • Conhecendo a Empresa que oferece a vaga

         Algumas vezes acontece de sermos chamados para uma entrevista em uma empresa conhecida, mas às vezes não. Por este motivo, nunca é demais aconselhar o candidato a procurar se interar o máximo possível e obter o maior número de informações sobre a empresa na qual busca uma vaga, pois o conhecimento das características e valores da empresa pode, por exemplo, ser utilizados pelo candidato a seu favor na hora da entrevista.
Com o mundo globalizado, as mudanças acontecem muito rápido, o tempo todo, e com isso, é bem provável que a empresa que você um dia já até “ouviu falar”, possa ter passado por mudanças significativas nos últimos tempos. O jeito está em fazer pesquisas novas, e levantar a atual configuração desta empresa. Procure saber quais os produtos e serviços que a empresa oferece. Qual é a sua política. Quanto tempo está no mercado. Quais são seus possíveis números: de faturamento, pessoal, previsão de crescimento. Quais são os seus valores, e se ela tem uma missão. Não poupe tempo nem recursos. Use todas as fontes possíveis: internet, clientes, fornecedores, pessoas que trabalham ou já trabalharam lá que você conheça. Veja também referências em boas revistas, como por exemplo, as revistas Exame e Você S/A. São detalhes que farão toda a diferença para a sua contratação.
         Depois disso, analise como você poderia contribuir para essa empresa. Isso é importante porque se ver neste contexto o ajudará perceber quais habilidades suas melhor serão aproveitadas para aquele trabalho, cabendo a você enfatizá-las na hora da entrevista. Perguntas como: O que posso fazer por essa empresa? O que posso alcançar para empresa através do meu trabalho? Esse exercício o ajudará a verificar como você pode contribuir para o crescimento desta empresa com sua experiência e formação. Poderá, inclusive, procurar saber se há alguma coisa que possa fazer para desempenhar melhor a função que está sendo oferecida, como, por exemplo, cursos de aperfeiçoamento.


  • Conhecendo pontos de Marketing Pessoal

         Alguns candidatos pensam que o currículo fala tudo que é necessário a seu respeito. Mas não é bem assim. Mesmo que seu currículo seja exemplar, é na hora da entrevista que tornam-se visíveis suas principais características. E isso ainda gera grande estresse e duvida nos candidatos.
Mas uma coisa é certa: não há como adivinharmos o que p entrevistador deseja ou espera. Portanto, acalme-se que o seu nervosismo não ajudará em nada! Embora não possamos adivinhar o que se passa na “cabeça do entrevistador”, existem alguns pontos em comuns em relação à expectativa destes, e o conhecimento destes pontos pelo candidato podem ajudá-lo a ter um melhor aproveitamento nas entrevistas. São eles: ter o mínimo de etiqueta; amar o que faz e demonstrar sua satisfação ao fazer; ser motivado e buscar fazer sempre o melhor de si. Esses pontos são importantes porque não só vão definir se você será escolhido para a vaga em questão, como também definirão seu futuro dentro de qualquer empresa. Isso é chamado de “competência pessoal”. Um consultor de Marketing, certa vez, falou que “dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional”. No mercado competitivo é exigido do profissional também competência pessoal.O sucesso profissional hoje, portanto, depende da junção da competência profissional com a competência pessoal.
         Por este motivo, todos nós deveríamos ter noção do que é chamado de etiqueta profissional, ou seja, o ponto comum do que é aceito em matéria de comportamento quando estamos no mundo corporativo, quer estejamos procurando um emprego, quer desejemos continuar mantendo o atual.
         E, como o foco deste capítulo é o Marketing Pessoal, vamos trazer aqui alguns aspectos positivos e negativos no uso desta ferramenta e algumas dicas para que todo profissional saiba que há certa coerência nestas atitudes que fazem de nos seres sociáveis mesmo no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário